terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Paulinha Abelha: "não tem sido uma missão fácil" mantê-la viva, afirma médico em coletiva


Internada no último dia 11 por problemas renais, a cantora da banda Calcinha Preta, Paulinha Abelha, segue em coma profundo na UTI, em hospital particular de Aracaju.

Seu quadro de saúde é grave e ela respira com auxílio de equipamentos. Nesta terça-feira a equipe médica realizou coletiva de imprensa sobre o caso.

De acordo com as informações dadas durante a coletiva, a paciente deu entrada no hospital com insuficiência renal, que evoluiu para uma insuficiência orgânica, hepática e, posteriormente, neurológica.

Por que Paulinha Abelha está em coma?

"Ela tem uma encefalopatia severa que está causando o coma dela. Muito provavelmente origem tóxico-metabólica na cadeia de eventos que seguiu o dano renal, dano hepático e, por último, lesão cerebral", informou o neurologista Marcos Aurélio Alves.

Ou seja: os problemas renais e, posteriormente, hepáticos (no fígado) da cantora geraram problemas também em seu cérebro, ocasionando coma.

O médico também descartou a possibilidade de meningite, pois nenhum microorganismo (bactéria ou vírus) havia sido isolado das amostras analisadas.

Os exames de ressonância mostraram, porém, que a meninge (membrana que reveste o cérebro) de Paulinha tem um tipo de inflamação, mas sem presença de bactéria. Isso caracteriza, então, um quadro de meningoencefalite.

O que dizem os médicos sobre seu estado de saúde?

"A situação dela é um dia de cada vez. Nosso interesse hoje é manter ela viva, e não tem sido uma missão fácil (...) Nosso esforço tem sido destinado a matê-la viva. Sequela é mais à frente, se sobreviver", afirmou Marcos Aurélio Alves, neurologista.

Assista à coletiva de imprensa com os médicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário