terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Com avanço da Covid, PE cancela ponto facultativo no carnaval, mas autoriza festas com até 500 pessoas

Medidas foram anunciadas nesta segunda (7), por meio de nota. Protocolo entra em vigor na quarta (9) e permite eventos com até 500 pessoas, em ambientes abertos, e 300, em locais fechados.

Estado amplia restrições e cancela ponto facultativo no Carnaval

Por causa do avanço da Covid, o governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda (7), o canelamento do ponto facultativo nas repartições públicas estaduais durante o carnaval. No entanto, informou que os eventos realizados no estado poderão reunir até 500 pessoas.

8Segundo o estado, os servidores públicos vão trabalhar nos dias que seriam de folga por causa da folia, entre segunda (28) e terça (1º).

Por meio de nota o estado disse também que, a partir de quarta (9), entra em vigor o novo protocolo de convivência com a Covid.

Ficarão liberados eventos com até 500 pessoas, em espaços abertos, e 300, em ambientes fechados. O documento, ainda em vigor, autoriza reuniões com até 3 mil pessoas.

Festa no Clube Português, no Recife, foi encerrada no domingo (30) — Foto: Procon-PE/Divulgação

Medidas mais severas para conter a Covid tinham sido reivindicadas pelo Comitê Científico do Consórcio Nordeste, que é presidido pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara. Entidades médicas também solicitaram que o estado proibisse festas no período de carnaval.

No estado, houve intervenções em eventos públicos e privados por causa de aglomerações. Como uma festa, no Recife, e prévia carnavalesca, em Olinda, no domingo (30).

Medidas

As novas normas foram anunciadas depois de um encontro do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19. O estado justificou que a medida, que vale até 1º de março, foi tomada por causa da aceleração do número de casos de coronavírus e da demanda por leitos.

Por meio de nota, o governado Paulo Câmara (PSB) afirmou que “não há condições sanitárias para que seja realizada qualquer tipo de festividade no período de carnaval em Pernambuco”.

O governador disse, ainda, que não foi descartada a possibilidade de novas medidas serem anunciadas, “se o número de casos continuar em crescimento acelerado”.

Ainda segundo o comunicado, nos eventos com mais de 300 pessoas será exigida a apresentação de teste negativo de Covid, além do "passaporte vacinal".

Para eventos corporativos, como reuniões de trabalho, palestras e formaturas, que são considerados não-festivos, o limite será de até 1.500 participantes.

Dados

Segundo o governo, A variante ômicron “continua em franca aceleração em Pernambuco, impactando no aumento de positividade e, consequentemente, hospitalizações e óbitos, principalmente em não vacinados”.

Nesta segunda, informou o estado, 919 pacientes estavam internados com quadros respiratórios graves nos leitos de UTI na rede pública. É o mesmo patamar de julho do ano passado, conforme o governo.

Além disso, a média móvel de confirmações diárias de novos óbitos no Estado chegou a 13,2 nesta segunda. Isso significa um aumento de 128% na comparação com a de 14 dias atrás.

Por nota, o secretário estadual de Saúde, André Longo, afirmou que “o cenário de aceleração exponencial da variante ômicron impõe a adoção de novas medidas restritivas dentro do Plano de Convivência”.

Ele cobrou o engajamento da sociedade “com o respeito aos protocolos, o reforço nos cuidados e, principalmente, com a vacinação”.


G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário