quinta-feira, 8 de julho de 2021

'Não vamos tolerar isso', diz governador sobre violência contra mulheres trans em Pernambuco


Três assassinatos e uma tentativa de homicídio foram registrados no estado, desde junho. Gestor afirmou, neta quarta (7), pelas redes sociais, que determinou apuração rigorosa de crimes.

Governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), disse que determinou apuração de crimes contra mulheres trans — Foto: Reprodução/Governo de Pernambuco

Diante dos casos de assassinato e tentativa de homicídio contra mulheres trans, registrados em um mês, em Pernambuco, governador Paulo Câmara (PSB) se pronunciou, nesta quarta (7), pelas redes sociais. “Não vamos tolerar isso. Nosso compromisso é com uma sociedade pacífica, plural e democrática”, declarou.

Desde junho, Pernambuco registrou três assassinatos e uma tentativa de homicídio. O primeiro caso foi de Kalyndra Selva Guedes Nogueira da Hora, de 26 anos. Ela foi encontrada morta dentro de casa, no Ipsep, na Zona Sul do Recife.

No mesmo mês, Roberta da Silva, de 33 anos, teve o corpo queimado por um adolescente, que está apreendido. Internada no Hospital da restauração (HR), desde o dia 24, ela teve um braço amputado e perdeu parte do outro.

Na segunda (5), a cabeleireira Crismilly Pérola, de 33 anos, foi morta com um tiro, na Várzea, na Zona Oeste do Recife. A família disse que ela foi vítima de transfobia.

Nesta quarta (7), Fabiana da Silva Lucas, de 30 anos, foi morta com vários golpes de faca às margens da PE-160, em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste.

Pelo Instagram, o governador Paulo Câmara disse que determinou à Polícia Civil que apure a morte de Pérola, com rigor. “Para que os culpados não fiquem impunes”, disse.

Ainda segundo o governador, a violência contra as mulheres trans “é a culminância de uma série de abusos sofridos por essas pessoas durante as suas vidas”.

Ele afirmou que o governo criou um grupo de secretárias para discutir com a sociedade ações para oferecer mais oportunidades ao público LGBTQIA+.

“Infelizmente, vivemos tempo em que identidade de gênero, religião e ideologia política e raça têm sido usados como justificativa para crimes de ódio”, declarou.

Por fim, o governador disse que o agressor de Roberta e o suspeito de matar Perola estão presos e aguardam julgamento.

Grupo

Para avaliar e acompanhar os casos de violência de gênero no estado, o governo informou que criou o Comitê de Prevenção e Enfrentamento às Violências LGBTfóbica.

Participam as secretarias estaduais da Mulher, de Desenvolvimento Social Criança e Juventude, de Defesa Social, de Justiça e Direitos Humanos, de Saúde e de Educação.

Segundo o estado, por meio de um documento, que será entregue pelo Levante Feminista com o apoio de outras instituições do movimento LGBTQIA+ em Pernambuco, o governo vai articular ações de assistência, formação, qualificação, conscientização, empregabilidade, geração de oportunidades e campanhas institucionais para combater a intolerância, o preconceito e a marginalização.

O governo disse que "atua incessantemente na política de prevenção, junto às secretarias e aos municípios para garantir a seguridade do direito à vida à população LGBTQIA+".


Fonte: G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário