quinta-feira, 8 de julho de 2021

Hoje é dia de aniversário de quem deixou um grande legado para o distrito Fazenda Nova! Epaminondas Mendonça se fosse vivo, faria 124 anos!


Comerciante e político, Epaminondas Cordeiro de Mendonça, hoje faria 124 anos de idade. Nascido no dia 08 de julho de 1897, no município de Quipapá, foi o fundador do primeiro hotel de Fazenda Nova (o "Hotel Familiar") e o idealizador do "Drama do Calvário", em 1951, na Vila de Fazenda Nova.


Com a ajuda de sua filha Diva e seu genro Plínio Pacheco, o "Drama do Calvário " crescia a cada ano, atraindo públicos de todos os lugares do Brasil, se transformando mais tarde no megaespetáculo da Paixão de Cristo, realizado na cidade-teatro de Nova Jerusalém, desde o ano de 1968.

Epaminondas Mendonça chegou em Fazenda Nova no ano de 1924, atraído pelo excelente clima e por tomar conhecimento das propriedades medicinais das águas da Fonte Termal, onde acabou fixando residência.

Foi prefeito da cidade de Panelas e por meio de Decreto do governador Miguel Arraes, conseguiu elevar Fazenda Nova à categoria de Município, sendo empossado seu primeiro (e único) prefeito, em 23 de fevereiro de 1964, pelo período de apenas seis meses, ato que foi anulado pela ditadura militar.

Epaminondas Mendonça

faleceu no dia 09 de maio de 1970, na casa Paroquial de Fazenda Nova e nos deixou um legado inestimável, por sua relevante contribuição, promovendo diversas melhorias para o desenvolvimento socioeconômico e Cultural do Brejo da Madre de Deus.


Fonte: Mônica Mendonça

Nenhum comentário:

Postar um comentário