quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Trio é preso em flagrante trocando cartões bancários e um deles diz ter aprendido golpe no YouTube

Segundo a Polícia Civil, os três homens presos saíam de São Paulo e, quando chegavam em Pernambuco, aplicavam golpes em uma agência em Jaboatão dos Guararapes há dois anos.

Delegados Augusto de Castro, Ivaldo Pereira e Bruno Magalhães (da esquerda para a direita) apresentaram o caso em coletiva de imprensa no Recife — Foto: Polícia Civil/Divulgação


Três homens foram presos em flagrante em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, pela aplicação de golpes em clientes da Caixa Econômica Federal. Segundo a Polícia Civil, o trio saía de São Paulo e, quando chegavam em Pernambuco, trocava os cartões bancários das vítimas. Um deles disse ter aprendido esse tipo de golpe no YouTube.

As prisões aconteceram na sexta-feira (1º) e foram divulgadas nesta terça-feira (5). Com os três homens, a polícia apreendeu um veículo, três cartões bancários e R$ 5.524 em espécie. Segundo o delegado Augusto de Castro, que investiga o caso, eles agiam na mesma agência há dois anos.

Valdeci Gomes, Francisco Calos Maiolo e o filho dele, Weslen dos Santos Maiolo, foram autuados por associação criminosa e furto mediante fraude. Ainda segundo o delegado, eles se utilizavam de uma falha no sistema bancário e da vulnerabilidade das vítimas para aplicar os golpes.

"Cada um tinha uma função específica. Um aproveitava uma falha da Caixa para viciar o terminal eletrônico, o outro se oferecia para ajudar as vítimas quando elas não conseguissem usar o sistema e trocava o cartão, enquanto o terceiro visualizava a senha para fazer o saque", conta o delegado.

Ainda segundo a polícia, o trio costumava atacar principalmente idosos ou pessoas com algum tipo de vulnerabilidade, especialmente por causa da quantidade de pessoas que recebem benefícios pela Caixa Econômica Federal.

"Valdeci viciava o caixa. Francisco disse que tinha muita habilidade com cartas de baralho e, por isso, conseguia fazer a troca bem rapidamente. Weslen disse que aprendeu esse golpe no YouTube", diz o delegado.

Tanto Valdeci quanto Francisco têm passagem pela polícia pelos crimes de furto e estelionato, de acordo com a polícia. Na coletiva de imprensa sobre o caso, o delegado não explicou o tipo de falha apresentada pelo caixa eletrônico que possibilitava a aplicação dos golpes.


Blog Fazenda Nova Online
Fonte: G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário