Apac afirma que Olinda e Recife devem ter chuvas nas manhãs e madrugada entre a sexta-feira (1º) e a Quarta de Cinzas (6). Cuidados com alimentação ajudam a enfrentar a folia.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/c/S/ON7gfNQNOAInbet2woZA/img-1424.jpg)
Deve chover em Olinda e no Recife durante o carnaval — Foto: Rafael Medeiros/G1
Durante o carnaval, a previsão é que chova todos os dias, entre a sexta-feira (1º) e a Quarta-feira de Cinzas (6), de acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima. No Recife e em Olinda, principais focos da folia na Região Metropolitana, os foliões que virarem a noite nas ruas ou que acordarem cedo para acompanhar os blocos podem ser surpreendidos por chuva fraca.
De acordo com a meteorologista Zilurdes Lopes, o folião deve contar com a ajuda da chuva para dissipar um pouco do calor das ladeiras de Olinda e dos blocos no Centro do Recife, a partir da sexta-feira (1º), especialmente durante as primeiras horas do dia. À tarde, o sol a pino deve ser a realidade de quem se aventurar na folia pernambucana.
"No litoral de Pernambuco, a previsão é de chuva fraca e isolada da sexta-feira (1º) à segunda-feira (4), mas por causa da ação da brisa, essas precipitações devem ocorrer na madrugada e manhã. Essa previsão é a mesma para o Agreste do estado. No Sertão, deve chover todo dia, à tarde ou noite", diz a meteorologista.
Ainda segundo Zilurdes, na Terça-feira Gorda (5) e na Quarta-feira de Cinzas, que neste ano é feriado por causa da Data Magna de Pernambuco, o clima também deve ser de chuva, mas com intensidade mais forte.
"No Grande Recife e Agreste, na terça e quarta, devemos ter chuvas com intensidade de fraca a moderada, inclusive de forma homogênea. Ou seja, pode chover em todos os municípios. Mas o horário da chuva continua sendo na madrugada e na manhã", diz.
Em 2018, o carnaval ocorreu no início de fevereiro e isso, segundo Zilurdes, faz com que a época da folia coincida com um período mais chuvoso. Apesar disso, as temperaturas no estado estão mais elevadas que o usual, segundo a Apac.
"Estamos com um vórtice ciclônico de altos níveis e ele se desloca, podendo ficar mais propício às chuvas. De um dia para o outro a previsão pode mudar, principalmente mais próximo do litoral, por causa das brisas oceânicas", explica a meteorologista.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/g/B/Jb0yS1QmCdLB1ASdkUNA/sombrinhas-olinda.jpg)
Sombrinhas de frevo viram proteção para a chuva em Olinda — Foto: Katherine Coutinho/G1
Saúde e alimentação
Para brincar na rua, é imprescindível que a saúde esteja em dia. Algumas atitudes preventivas devem ser tomadas para quem quer aguentar a folia minimizando os desgastes. A nutricionista Thallyne Pereira explica que a alimentação é um dos pontos principais para conseguir se manter em pé durante o período carnavalesco, principalmente para quem costuma emendar os dias da folia.
"Com a temperatura mais quente, fica propício perdemos mais sódio, potássio, vitaminas e até desidratar. Com chuva o risco é menor, embora dependa do ritmo de atividades físicas", analisa a profissional.
Ainda segundo a nutricionista, é preciso ficar atendo à imunidade, que pode diminuir a depender do clima e do esforço requisitado do corpo. Beber água e hidratar o corpo é imprescindível para dar conta de brincar o carnaval sem ficar doente.
"A contaminação por vírus e bactérias é a mesma independente do clima porque a aglomeração de pessoas se mantêm", explica a nutricionista. Ainda segundo Thallyne, tomar banho de chuva está permitido, desde que o folião tenha muita vitamina C no corpo. Laranja e limão são frutas indicadas para aumentar a imunidade.
Para quem recorre aos petiscos produzidos na rua, como cachorros-quentes, espetinhos e a tradicional macaxeira com charque das ladeiras de Olinda, a dica é apostar no sucos feitos a partir da combinação de mais de uma fruta ou vegetal.
"Kiwi, abacaxi e laranja são ótimos para misturar com gengibre e hortelã, anti-inflamatórios que regulam a digestão e protegem o intestino de quem ingere refeições sem conhecer toda procedência", afirma Thallyne. Tomar o suco sem coar é importante para manter as fibras.
Outras medidas, como uso do protetor solar, hidratante labial e camisas com proteção UV são algumas formas de proteger o corpo das radiações solares em diferentes intensidades.
Blog Fazenda Nova Online
Fonte: G1 PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário