sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Identificados, autores de vídeo xenofóbico pedem desculpas a nordestinos

O sócio de uma empresa de extração de pedras preciosas Lucas Paolinelli Campos e o professor do Instituto Federal de Minas Gerais Vinícius Silveira Raposo são os autores dos comentários contra nordestinos e nortistas

Homens que aparecem nas imagens ainda não foram identificadosFoto: Reprodução/Internet

Após a repercussão negativa do vídeo em que emitem comentários xenofóbicos contra nordestinos e nortistas, os homens que aparecem nas imagens foram identificados e vieram a público pedir desculpas. O primeiro é Lucas Paolinelli Campos, sócio da empresa mineira de extração de pedras preciosas Primus Gemstones. O segundo, que nas imagens veste a camisa do Atlético-MG, se chama Vinícius Silveira Raposo e é professor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) - Campus Bambuí. 

Em nota de resposta assinada por ambos, eles pedem desculpas e explicam que as gravações foram feitas no dia 30 de dezembro de 2018 em uma roda de amigos. "[O vídeo] visava uma brincadeira privada, brincadeira essa que, reconhecemos ser infeliz e de péssimo gosto", diz o texto. 


"[A brincadeira] veiculada de forma descontextualizada, tomou proporções inimagináveis, motivo pelo qual, de pronto, a rechaçamos e manifestamos total retratação", acrescentam. Lucas e Vinícius pedem desculpas "a todos aqueles que, por qualquer motivo, se sentiram ofendidos com as palavras ditas (...) que não condizem com as nossas convicções". 

Em nota de resposta enviada ao Portal FolhaPE, a empresa Primus Gemstones, da qual Lucas Campos é sócio, informou que "não compactua com nenhuma forma de discriminação ou preconceito de raça, cor, religião ou procedência nacional". A Primus alega que o sócio que aparece no vídeo estava fora do ambiente de trabalho e tais brincadeiras não representam os valores da empresa. 

Já o IFMG de Bambuí, onde Vinícius Raposo trabalha como professor, publicou uma nota de repúdio e afirmou que está tomando as providências legais cabíveis. "[A instituição] reafirma que essa postura não condiz com os [nossos] preceitos. Continuaremos lutando por uma educação inclusiva, livre de 'amarras' e pautada na ética, moral e civilidade", afirmaram. 

A Polícia Civil de Minas Gerais não registrou nenhuma ocorrência sobre o caso.

Entenda o caso
O vídeo, que circula nas redes sociais desde essa terça-feira (8), mostra dois homens emitindo comentários xenofóbicos contra nordestinos e nortistas. Eles estão sentados em uma mesa de bar com outros dois rapazes, que acham graça da cena. Em tom de piada, os homens comemoram a eleição do presidente Jair Bolsonaro e afirmam que "não vão mais suportar" os nordestinos e os nortistas. 

"Eu queria só dizer o seguinte, galera: agora que o Bolsonaro ganhou, graças a Deus, ele vai excluir os nordestinos do grupo. (...) Agora é 'faca na caveira'", diz, exaltado, o primeiro homem que fala no vídeo. "A gente não vai mais suportar esse pessoal do Acre, esse pessoal de Roraima, esse pessoal do Nordeste", acrescentou. 

Em seguida, um outro membro do grupo, vestindo uma camisa do clube de futebol Atlético Mineiro, segue com as declarações ofensivas. "Essa galera do Nordeste tem que parar de gastar o dinheiro que o Sudeste produz!", fala, aos risos. O primeiro homem volta a aparecer nas imagens e concorda com o que foi dito. "Exatamente! A gente está cansado de produzir e essa mula, não sei o quê, não tem água", finaliza.

Leia as respostas e esclarecimentos na íntegra:

Resposta de Lucas e Vinícius
Vimos, através da presente nota, pedir desculpas e retratar-nos do conteúdo do vídeo gravado em 30/12/2018 e viralizado nos últimos dias. Em momento algum, tivemos a intenção de agredir verbalmente qualquer pessoa ou grupo de pessoas, tampouco quisemos expressar ali um sentimento de ódio, preconceito, discriminação ou incitação de violência. Nunca foi nossa intenção.

Aludido vídeo foi gravado em uma roda de amigos, e visava uma brincadeira privada, brincadeira essa que, reconhecemos ser infeliz e de péssimo gosto. Veiculada de forma descontextualizada, tomou proporções inimagináveis, motivo pelo qual, de pronto, a rechaçamos e manifestamos total retratação.

Reiteramos o pedido de sinceras desculpas a todos aqueles que, por qualquer motivo, se sentiram ofendidos com as palavras ditas por nós, que não condizem com as nossas convicções.

Independentemente disso, no entanto, pedimos desculpas a todas as pessoas que de alguma forma foram atingidas pelo conteúdo desse vídeo e expressamos aqui a nossa certeza de que esse tipo de assunto não deve ser motivo de brincadeiras, mesmo que internas.

Lucas Campos
Vinicíus Raposo
Belo Horizonte, 10 de janeiro de 2019.

Resposta da Primus Gemstones
A Primus Gemstones gostaria de informar que não compactua com nenhuma forma de discriminação ou preconceito de raça, cor, religião ou procedência nacional.

O sócio que aparece no vídeo em questão estava fora do ambiente de trabalho e as infelizes brincadeiras feitas por ele durante aquela gravação não representam DE FORMA ALGUMA os valores da empresa.

Reforçamos, portanto, nosso alinhamento com a visão de um mundo mais justo e igualitário, onde todos sejam tratados de maneira equânime.

Atenciosamente,
Equipe Primus Gemstones Brasil

Nota de repúdio do IFMG - Campus Bambuí
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)- Campus Bambuí, dentro da sua história de 50 anos, vem a público reforçar o seu compromisso e respeito com a pluralidade do meio acadêmico. Ambiente este que visa a busca pelo conhecimento, nas diferentes formas de aprender e entender o mundo que nos interpõe. Fato primordial para a valorização de um espaço de transformação, que deve ser permeado pelo respeito e pela democracia.

Diante desse contexto, o IFMG não compactua com nenhuma forma de discriminação, e tem trabalhado incansavelmente na promoção do respeito a diversidade, a discussão das diferenças e na eliminação das diferentes formas de preconceito existentes. Estando comprometido com a formação de indivíduos pautados no respeito.

O IFMG esclarece que está tomando as providências legais cabíveis em relação ao fato ocorrido envolvendo servidores de nossa instituição, e reafirma que essa postura não condiz com os preceitos de nossa instituição. Continuaremos lutando por uma educação inclusiva, livre de “amarras” e pautada na ética, moral e civilidade. 

Blog Fazenda Nova Online
Fonte: Direção Geral do IFMG - Campus Bambuí
Publicado por: Fabio Nóbrega

Nenhum comentário:

Postar um comentário