segunda-feira, 24 de março de 2025

Barragem no Agreste de Pernambuco está em pré-colapso e região sofre crise hídrica

 

O Governo Federal reconheceu, na última terça-feira (18), a situação de emergência na cidade de Caruaru, Agreste de Pernambuco, por causa da estiagem. 

A crise hídrica tem afetado a região e se agravado com a situação de pré-colapso da Barragem de Jucazinho, em Surubim, que está com apenas 4,6% da sua capacidade total de armazenamento. 

A barragem é um dos maiores reservatórios para abastecimento humano do Agreste e tem capacidade para armazenar mais de 327 milhões de metros cúbicos de água. Ao todo, 14 municípios, como Caruaru, Surubim, Toritama, Bezerros e Gravatá, são atendidos por ela. Em Bezerros, parte da população não tem água na torneira há mais de dois meses. 

Para tentar minimizar a crise de abastecimento na região, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) vai realizar obras emergenciais e tentar levar água para as moradias. 

Dentre as ações, está a transposição das águas do rio São Francisco, por meio da Adutora do Agreste, para o Sistema Adutor de Jucazinho. A nova adutora terá três quilômetros de extensão e vai permitir que 400 litros de água por segundo sejam transportados do rio São Francisco para a Estação de Tratamento de Água-ETA Salgado 

Também devem ser instaladas duas balsas na Barragem de Jucazinho, caso o índice chegue a 3% de acumulação em março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário