sexta-feira, 18 de agosto de 2023

Forças de segurança se unem no combate à violência contra mulheres no transporte por aplicativo

Ação integrada faz parte da programação do “Agosto Lilás” e alcançou cerca de 200 pessoas


Sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes. Estes foram alguns dos objetivos que fizeram a Polícia Rodoviária Federal (PRF) unir forças com outras instituições de segurança para promover um comando alusivo ao “Agosto Lilás”.

A iniciativa chamou a atenção de quem passou pela BR-104, km 57, em Caruaru, na manhã desta quinta (17). Lá, na Unidade Operacional de Juriti, PRFs e representantes do Departamento da Mulher da Polícia Civil de Pernambuco e da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres abordaram carros, motos e transportes de passageiros para falar sobre temas sensíveis, mas necessários, como por exemplo a violência contra mulheres que fazem uso de transporte por aplicativo.

Policiais femininas estiveram à frente do comando, mas buscaram transmitir a mensagem não só para mulheres. Os homens, maioria entre os motoristas de aplicativo, também tiveram a oportunidade de entender as diversas formas de violência e saber do seu papel na rede de proteção à mulher. No total, a ação atingiu cerca de 200 pessoas.


Dicas de segurança foram repassadas às mulheres que precisam se deslocar por meio do transporte por aplicativo, seja carro ou motocicleta. Entre as orientações estiveram a conferência da placa, cor e modelo do veículo, foto do motorista e compartilhamento da corrida. E o que não poderia faltar nesse tipo de ação é esclarecimento quanto às denúncias por quem testemunha ou vítima de violência. A denúncia pode ser feita por meio dos números de emergência 191, da PRF, e o disque 180, da Central de Atendimento à Mulher.



Nenhum comentário:

Postar um comentário