quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Filhotes de tubarão são registrados em piscina natural em praia do Recife

Influência de superlua na altura da maré pode ter levado tubarões para o raso na praia de Brasília Teimosa. Na idade adulta, espécie pode alcançar 2,5 metros de comprimento.

Tubarões foram gravados na praia 'Buraco da Velha', em Brasília Teimosa

Dois filhotes de tubarão foram filmados presos numa piscina natural da praia Buraco da Velha, em Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife. O registro, divulgado nas redes sociais da Rádio Brasília Teimosa, chamou atenção pelo fato do local ser rodeado de arrecifes e não ser considerada uma área de risco de ataque de tubarões.

Procurada pela reportagem do g1, a gerente geral de áreas costeiras da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas), Danise Alves, comentou que um fenômeno especial pode ter contribuído para que os tubarõezinhos acabassem presos na piscina natural.

“Amanhã vai ter a superlua, quando temos uma amplitude de maré muito alta. Talvez por conta dessa maré de amplitude maior, fortes ondas podem ter levado esses animais para essa área mais rasa e, ao secar, eles ficaram aprisionados na poça de maré, que são essas piscininhas naturais que o pessoal costuma tomar banho”, comentou.

Danise Alves também é secretária executiva do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit). Segundo ela, os animais encontrados são popularmente conhecidos como galha-preta e não têm histórico de incidentes com humanos no estado. "A gente tem incidente com tubarão-tigre, cabeça-chata. Em Noronha tem outras espécies, mas nenhuma delas é o galha-preta", explicou.

Quando adulto, um tubarão galha-preta pode chegar a 2,5 metros de comprimento. Trata-se de uma espécie vivípara, ou seja, a fêmea não põe ovos. Os tubarões filhotes já nascem prontos para viverem sozinhos na natureza.

Por Iris Costa, g1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário