A conclusão do equipamento vai beneficiar cerca de 138 mil habitantes de diversos municípios do Agreste e Mata Sul, sobretudo na prevenção de enchentes.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/F/h/BlmpNYRWe6QAisgvPNbA/whatsapp-image-2025-02-26-at-19.29.05.jpeg)
Ordem de serviço da barragem foi assinada na última quarta-feira (26). — Foto: Yacy Ribeiro/Secom
Após mais de 10 anos parada, a governadora Raquel Lyra assinou, na última quarta-feira (26), a ordem de serviço que autoriza o início das obras de conclusão da Barragem de Gatos orçada em R$ 45,8 milhões. O equipamento vai beneficiar diversos municípios do Agreste e Mata Sul, sobretudo na prevenção de enchentes.
A assinatura da ordem de serviço ocorreu em Belém de Maria, na Mata Sul.De acordo com o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento do Estado, Almir Cirilo, a finalidade principal da Barragem de Gatos é de contenção das cheias do Riacho dos Gatos, que se une ao Rio Panelas e depois aos Rios Pirangi e Una. A conclusão do equipamento vai beneficiar cerca de 138 mil habitantes dos municípios de Lagoa dos Gatos, Belém de Maria, Catende, Palmares e Água Preta.
"A obra da Barragem de Gatos entrou no Novo PAC, e essa parceria com o governo federal possibilitou que pudéssemos tirar esse sonho do papel, fazê-lo se tornar realidade. São mais de R$ 40 milhões de investimento apenas nesse projeto, e em 12 meses poderemos fazer uma entrega que vai proteger as cidades da Zona da Mata Sul”, disse a governadora Raquel Lyra.
A Barragem de Gatos teve a construção paralisada em outubro de 2014, estando 20% executada. Quando concluída, o reservatório, localizado no município de Lagoa dos Gatos, no Agreste Central, terá capacidade de acumulação de 5,93 milhões de metros cúbicos de água. Posteriormente, esta água também poderá ser utilizada para o abastecimento de comunidades rurais no município de Lagoa dos Gatos.
Por g1 Caruaru
Nenhum comentário:
Postar um comentário