terça-feira, 7 de julho de 2020

Durante sessão, vereador de Chã Grande diz para população jogar 'um balde de água quente' em vereadora


Ninho Mototáxi (PL) afirmou, nesta segunda (6), que pediu desculpas à vereadora Danielle Alves (PDT). O parlamentar justificou que frase foi dita 'no calor do momento'.

Vereador diz que população jogue 'balde de água quente' em vereadora em Chã Grande


A fala de um vereador durante uma sessão na Câmara Municipal de Chã Grande, na Zona da Mata de Pernambuco, causou uma polêmica na cidade. Rebatendo uma denúncia feita por alguns parlamentares contra ele, Jamilson José dos Santos, conhecido como Ninho Mototáxi (PL), disse à população que jogasse "um balde de água quente" contra a vereadora Danielle Alves (PDT).

O caso ocorreu na quarta-feira (1º), dia da retomada das reuniões presenciais na Câmara, depois de um período em atuação remota devido à pandemia do novo coronavírus. No vídeo, transmitido ao vivo pelas redes sociais do Poder Legislativo, o parlamentar se refere à vereadora como "Margarida do Recife".

"Convido você do Matador [bairro da cidade], quando Margarida do Recife chegar lá, jogue nela um balde de água quente. Muito quente não, morninha, que é para não adoecer. Você, do bairro do Matador, jogue um balde de água quentinha nela e pergunte onde ela estava", afirmou.

Nas redes sociais, a vereadora repudiou a fala de Ninho Mototáxi e disse que, na sexta-feira (3), enviou uma notícia-crime contra o vereador ao Ministério Público. A parlamentar relatou que "o vereador disse, ao longo de um discurso machista e carregado de ódio, que a população deveria 'jogar água quente' quando visitasse as comunidades".

"Eu sequer reagi, estava anotando as falas dele, o que seria quebra de decoro, e estava estarrecida com a fala dele. Isso causou uma certa revolta na população, pela atitude dele, de chegar ao ponto de incitar a população. A gente pensa que não, mas sabemos que há fanáticos. Não é a primeira vez. Numa outra sessão, ele disse que queria que eu fosse homem, porque queria bater em mim. Isso era uma constância e, agora, veio à tona esse tipo de ameaça, de tentar intimidar", disse a vereadora.

Danielle Alves disse, ainda, que teme pela própria segurança. "Eu tenho me sentido muito insegura, porque você sai na rua e não sabe a reação das pessoas. Tem muita gente me apoiando, movimentos feministas e de luta das mulheres, para continuar, ir em frente", declarou.

Vereador de Chã Grande disse que população jogue 'balde de água quente' em vereadora — Foto: Reprodução/Facebook


Outro lado

De acordo com o vereador Ninho Mototáxi, no momento da fala, ele rebatia uma denúncia contra ele, feita por Danielle Alves e outros dois vereadores.

De acordo com o ofício, direcionado pelos parlamentares ao promotor de Justiça Gustavo Dias Kershaw, com publicações nas redes sociais, o vereador Ninho teria feito "autopromoção e possível ato de improbidade administrativa", cometido afrontas a princípios de impessoalidade e moralidade administrativa, ao divulgar obras e serviços da prefeitura.

"Foi uma frase infeliz. Fiz um vídeo pedindo desculpas a ela e a outras mulheres que se sentiram ofendidas. Eu tenho vídeos dela me esculhambando em várias sessões. A tribuna é um momento de discussão e a fala foi feita no calor da emoção, mas foi infeliz, não justifica", afirmou o parlamentar.

O vereador afirmou, ainda, que não teria cometido nenhuma irregularidade ao compartilhar as imagens de obras da prefeitura e que essas publicações foram "lembranças" que o próprio Facebook recompartilha.

"Como cidadão, tenho direito de reivindicar, de cobrar. Como vereador, acho que é um papel louvável, porque fiz o pedido, fui atendido e fui agradecer ao prefeito. Além disso, no vídeo, não cito o nome dela diretamente, falo com a expressão 'Margarida do Recife'", declarou.


Fonte: G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário