terça-feira, 19 de junho de 2018

Homem preso por chacina é considerado pela polícia o bandido mais procurado de Pernambuco

De acordo com delegado, Antônio Carlos da Silva, conhecido como Buchudo, tem relação com 10 assassinatos este ano, na Zona da Mata Sul do estado.

Polícia investigou chacina com cinco vítimas em São José da Coroa Grande (Foto: Reprodução/WhatsApp)

A captura de Antônio Carlos da Silva, de 32 anos, conhecido como Buchudo, tem grande importância para a Polícia Civil. Preso no Espírito Santo, na sexta-feira (15), ele é apontado como responsável por uma chacina que deixou cinco mortos em São José da Coroa Grande, na Zona da Mata Sul, em fevereiro. “É o homem mais procurado de Pernambuco”, declarou o delegado Frederico Marcelo, responsável pelas investigações.

Nesta segunda-feira (18), o delegado apresentou detalhes sobre a prisão de Antônio Carlos e a relação dele com os crimes ocorridos em São José da Coroa Grande, no início deste ano.

Na coletiva, realizada no Recife, Frederico Marcelo apontou que Antônio Carlos teve participação, ao todo, em 10 assassinatos, entre os dias 26 de janeiro e 17 de fevereiro deste ano, todos motivados por disputas por tráfico de driogas.

“Ele comandou a chacina com cinco mortes, um triplo homicídio e um duplo assassinato. Todas as vítimas eram pequenos traficantes de uma quadrilha rival”, afirmou o policial.

Antônio Carlos da Silva, conhecido como Buchudo, foi preso no Espírito Santo, na sexta-feira (15) (Foto: Polícia Civil/Divulgação)


Entenda o caso


Segundo a polícia, tudo começou no dia 26 de janeiro deste ano, quando um integrante da quadrilha de Buchudo foi assassinado por um grupo rival comandado por Wanderson José dos Santos, conhecido como Moure, de 23 anos. Ele foi preso em fevereiro em 2015 e condenado a 14 anos por tráfico e homicídios.

A vítima desse crime foi Jonas Vireira da Silva, de 27 anos, conhecido como Bactéria, considerado um dos braços-direitos de Buchudo. A polícia afirma que a quadrilha de Moure filmou o crime, divulgou em redes sociais e desafiou o grupo de Antônio Carlos.

“Eram dois grupos: um de São José da Coroa Grande e outro, de Barreiros, cidade vizinha. Uma queria entrar na área da outra. A guerra começou quando a facção de São José entrou em Barreiros”, explicou o delegado.

Após a morte de Jonas da Silva, de acordo com a polícia, ocorreu mais um crime dessa fase da guerra entre as facções rivais. Em 12 de de fevereiro, a quadrilha de Antônio Carlos mandou matar Marcio José de Lima, que participou do assassinato de Bactéria, e José Carlos de Araújo.

Três dias depois, ocorreu um triplo hoimicídio e todas as vítimas eram do grupo de Moure. A quadrilha liderada por Antônio Carlos matou, segundo a polícia, Adeilson Emiliano dos Santos, José Anderson da Silva e Weverton Silva do Nascimento. As mortes também foram uma retaliação ao homicídio de Bactéria, parceiro de Buchudo.


Chacina deixa cinco pessoas mortas em São José da Coroa Grande, em Pernambuco

A chacina de São José, como o crime ficou conhecido, ocorreu no dia 17 de fevereiro. Foram mortos Diego Gomes de Santana, Leonardo Paulo Gomes Domingos, Herber Gleibson dos Santos, Antônio Elivelton Reis de Souza e uma criança de 12 anos, Erollaninny Victória Lima dos Santos.

O delegado Frederico Marcelo informou ainda, durante a coletiva, que a quadrilha de Antônio Carlos da Silva foi desarticulada durante as investigações. Além de Bactéria, o primeiro a ser assassinado na guerra do tráfico, foi preso Jefferson Ramos dos Santos, 23 anos, conhecido como Calango.

Os dois eram considerados os principais integrantes do grupo. Caprturado em 20 de abril deste ano, Calango é apontado pela polícia como executor da chacina. Além deles, foram presos mais dois homens e preendido um adolescente.

Homem tido como mandante de chacina em Pernambuco é preso no Espírito Santo



Prisão


O delegado Frederico Marcelo disse também que Antônio Carlos da Silva foi preso em uma casa de classe média alta. "Ele tinha muitos recursos por causa do tráfico", revelou. Os policiais chegaram ao local por meio de investigações e informações de inteligência. “Ele morava lá há dois meses e estava sozinho no momento da prisão”, comentou. 

Buchuudo, segundo a polícia, era foragido do Sistema Penitenciário de Pernambuco desde 2016, quando escapou da Penitenciária de segurança máxima Professor Barreto Campelo, em Itamaracá, na Região Metriopolitana do Recife. Ele também responde por outros sete mandados de prisão por assassinatos.


Chacina


Quatro homens e uma mulher foram encontrados com marcas de tiros por volta das 5h do dia 17 de fevereiro no bairro do Muruim, no Centro de São José da Coroa Grande, em um local próximo a uma quadra de futebol. Segundo a perícia, havia cerca de 30 lesões causadas por tiros em um dos corpos.


Blog Fazenda Nova Online
Fonte:  G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário