quarta-feira, 4 de abril de 2018

Prefeito de Catende é afastado suspeito de integrar grupo criminoso que desviou recursos públicos da gestão municipal

Esquema era liderado pelo secretário de Governo, Alexandre Cavalcanti, que é filho do prefeito.

Professor Josibias Cavalcanti foi o prefeito mais velho eleito no Brasil em 2016, aos 88 anos (Foto: Renato Moreira/Divulgação)

O prefeito de Catende, Josibias Cavalcanti (PSD), de 89 anos, foi afastado do cargo pela Justiça na manhã desta quarta-feira (4). De acordo com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), ele é suspeito de integrar um grupo criminoso que desviou recursos públicos da gestão municipal. O esquema era liderado pelo secretário de Governo, Alexandre Cavalcanti, que é filho do prefeito.

O G1 tenta entrar em contato com as defesas dos suspeitos.

Além do gestor do município da Mata Sul, o filho do prefeito e outros seis servidores públicos também foram afastados durante a terceira etapa da Operação Gênesis, que contou com o apoio das polícias Civil e Militar. Também foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão.

"Além de serem impedidos de desempenharem suas funções, os alvos da operação também foram proibidos pela Justiça de adentrar as dependências da prefeitura, sob pena de multa de R$ 5 mil por dia em caso de descumprimento", conforme informou o MPPE.

Os indícios de atos de improbidade que sustentaram o pedido de afastamento do prefeito e demais agentes públicos foram obtidos mediante a apreensão e análise de documentos nas etapas anteriores da Operação Gênesis, desencadeada pelo Grupo de Apoio Especializado de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPPE).

Operação Gênesis foi realizada pelo MPPE, em Catende (Foto: Divulgação/MPPE)

Nas etapas da operação, "foram comprovadas práticas como fraudes em licitações, vendas de notas fiscais, contratação de empresas laranjas" e má administração de recursos públicos, segundo o Ministério.

Em paralelo ao afastamento do prefeito, foram oficialmente notificados o vice-prefeito e a Câmara de Vereadores de Catende para proceder à realização de sessão extraordinária da casa, a fim de que o vice-prefeito assuma o Poder Executivo municipal.

"É importante ressaltar que as investigações criminais decorrentes de todas as provas obtidas nas etapas da Operação Gênesis encontram-se em andamento", destacou o promotor de Justiça Frederico Magalhães, integrante do Gaeco.


Josibias foi o mais velho eleito no Brasil em 2016


O Professor Josibias Cavalcanti, do PSD, foi o prefeito mais velho eleito no Brasil nas eleições de 2016. Nascido no dia 9 de agosto de 1928, ele tem 89 anos e assumiu a prefeitura de Catende pela terceira vez por meio de eleições diretas.

Naquele ano, Josibias estava à frente da cidade por causa de uma decisão judicial, já que o ex-gestor Otacílio Cordeiro havia sido afastado do cargo por supeita de lavagem de dinheiro, desvio de verba e falsificação de documentos.

"Eu ainda estou lúcido, tenho saúde, me sinto apto. Vou pedir a Deus para Ele me ajudar a governar", disse Josibias em entrevista ao G1.

Blog Fazenda Nova Online
Fonte: G1 Caruaru

Nenhum comentário:

Postar um comentário