terça-feira, 17 de outubro de 2017

Número de homicídios até outubro em 2017 supera total de 2016 em Caruaru


O número de assassinatos em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, já supera o total do ano passado. Até esta segunda-feira (16), foram 229 homicídios no município, de acordo com levantamento feito pelo G1. Em 2016, o número de pessoas assassinadas chegou a 225.
O mês de maio foi o com maior número de crimes violentos letais intencionais (CVLI) registrados. Ao todo, 32 pessoas foram mortas em Caruaru. Seguido do mês de abril, onde 31 pessoas foram assassinadas. No dia 26 deste mês, foram oito homicídios.
Em março deste ano, três pessoas da mesma família foram assassinadas em Lagoa do Paulista, na zona rural do município. Os assassinos teriam cometido o crime para roubar duas motos. Pai, mãe e filha morreram, enquanto o filho do casal sobreviveu. Os criminosos foram presos e condenados pelo crime. Em junho, quatro pessoas foram assassinadas em uma chacina no dia 26.

O que diz a SDS

Em nota, a Secretaria de Defesa Social informou que está "trabalhando de forma intensa e integrada com as operativas para reduzir as estatísticas de CVLIs no Agreste e em todo o Estado. Caruaru, por exemplo, já chegou a ter 31 homicídios no mês de maio deste ano, tendo caído para 24 em setembro. Assim como ocorre com as estatísticas gerais do Estado, em torno de 60% das vítimas fatais tinham ligação com o narcotráfico e outras atividades criminais, sendo alvo de grupos rivais. Operações especializadas, a exemplo da Força no Foco, Roni e Monte Seguro, e ações estruturantes, como a implantação de uma Delegacia de combate ao narcotráfico no bairro do Salgado, estão retirando de circulação bandidos perigosos, a exemplo dos foragidos do Presídio de Alcaçuz. Em todo Estado, entre agosto e setembro, 24 mil pessoas foram capturadas pelas polícias de Pernambuco, sendo 1.772 homicidas", diz o texto.
Ainda segundo a nota, reforçando a sensação de segurança, o Agreste teve incremento de efetivo da Polícia Militar e novos PMs chegarão em breve, compondo o Batalhão Integrado Especializado (BIEsp). Ao todo, são 300 novos policiais a serviço da população do Agreste.

A SDS ressalta ainda que um diálogo tem sido feito com as prefeituras, a exemplo da de Caruaru, na construção de uma cidade mais segura para seus habitantes. Diversas ações ajudam a prevenir violência, como trabalhos sociais que tirem a juventude do tráfico e do uso de drogas; fomento à cultura, esportes e lazer em espaços públicos; reforço da guarda municipal e de trânsito; instalação de câmeras de videomonitoramento; disciplinamento urbano para evitar a favelização, terrenos baldios e casas abandonadas; investimento em iluminação pública e o combate à perturbação do sossego.

Blog Fazenda Nova Online / Nova FM
Fonte: G1 Caruaru

Nenhum comentário:

Postar um comentário