quarta-feira, 5 de julho de 2017

GERENTE REGIONAL DA COMPESA FALA SOBRE SITUAÇÃO HÍDRICA DE BREJO


Em conversa com o Blog do Marcelo na tarde desta terça-feira, 04/07, o Gerente Regional da Compesa, Bruno Adelino, falou da atual situação hídrica de Brejo da Madre de Deus e dos projetos que visam melhorias no abastecimento d’água no município. Segundo Bruno, há pouco mais de 40 dias, a situação da Barragem de Santana II, se encontrava com 6% de acumulação, o que caracterizava pré-colapso e por pouco, a Compesa não declarou colapso total. Caso isso acontecesse, a cidade passaria a ser abastecida por carros pipa. 

Beto Tavares, Bruno Adelino e Luiz Felipe

Após as últimas chuvas, observamos uma recuperação do manancial e hoje ele se encontra com cerca de 80% de uma capacidade total de 575 mil metros cúbicos. Cabe ressaltar que, esta acumulação para a cidade de Brejo, é pequena, não é um volume d´água que nos proporcione trabalhar sem racionamento, não temos como abastecer toda cidade sem rodízio.  Se formos trabalhar sem rodízio, distribuindo água 24 horas por dia, a barragem vai secar em quatro meses. Vamos fazer uma mudança no calendário, vamos tentar melhorar o máximo, mas o rodízio continuará disse o gerente regional.

Perguntado se existe algum projeto, para que a água da Barragem dos Oitis seja aproveitada para consumo da população, Bruno afirmou que existe um projeto sendo desenvolvido a médio prazo,  para a construção de um elevatório de uma adutora na Barragem do Oitis. “A barragem do Oitis tem capacidade para 3 milhões de metros cúbicos, se no futuro, trabalharmos com Santana II e Oitis, teremos uma segurança a mais para Brejo da Madre de Deus. Lembrando, que a longo prazo, teremos o Lote 5 da Adutora do Agreste que tem previsão para chegar em Brejo. Com estes dois projetos concluídos, conseguiremos resolver em definitivo o problema de abastecimento d´água” declarou Bruno, otimista com os projetos da Compesa para Brejo da Madre de Deus.

Blog Fazenda Nova Online / Nova FM
Fonte: Blog Marcelo Santa Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário